sexta-feira, 24 de julho de 2009

Corrupção

Corrupção vem do latim corruptus, significa quebrado em pedaços. O verbo corromper significa “tornar pútrido”.

A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens, e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo.

A corrupção é crime, veja alguns itens que revelam práticas corruptas:

* Favorecer alguém prejudicando outros.

* Aceitar e solicitar recursos financeiros para obter um determinado serviço público, retirada de multas ou em licitações favorecer determinada empresa.

* Desviar verbas públicas, dinheiro destinado para um fim público, e canalizado para as pessoas responsáveis pela obra.

* Até mesmo desviar recursos de um condomínio.

A corrupção é presente (em maior evidência) em países não democráticos e de terceiro mundo, essa prática infelizmente está presente nas três esferas do poder (legislativo, executivo e judiciário). O jogo de interesse dos corruptos atinge o todo, o uso do cargo ou da posição para obter qualquer tipo de vantagem é denominado de tráfico de influência.

Toda sociedade corrupta sacrifica a camada pobre, esses dependem puramente dos serviços públicos, mas fica difícil suprir todas as necessidades sociais (infra-estrutura, saúde, educação, previdência etc.) se os recursos são divididos com a área natural de atendimento público e com os traficantes de influência (os corruptos).

Quando o governo não tem transparência em sua administração é mais provável que haja ou que incentive essa prática, não existe país com corrupção zero, embora os países ricos democráticos tenham menos corrupção, por que sua população é mais esclarecida acerca dos seus direitos sendo assim mais difíceis de enganar.

Atualmente existe uma organização internacional que tem como finalidade desenvolver pesquisas nos países para “medir” o nível de corrupção, e a partir daí é feita uma classificação de acordo com a nota que vai de 0 a 10, alguns dados revelam que o primeiro lugar com nota 9,7, que corresponde à margem de confiança é a Finlândia, o Brasil ocupa 54o com nota 3,9, margem de confiança 37-41%.

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/o-que-corrupcao.htm

sábado, 18 de julho de 2009

Texto base

O esporte ajuda no desempenho físico e mental do ser humano, por isso é sempre bom praticar esportes. Nos dias de hoje é cada vez maior o número de obesos no mundo, por que? Porque as pessoas se sentem muito preguiçosas e não fazem nenhuma prática de esporte. O esporte é fundamental para as nossas vidas, pois nele, nós aprendemos a saber perder e a ganhar e sempre: respeitar o próximo.
Existe vários tipos de esporte, os que trabalham com a mente e com o corpo, mas, todos os esportes tem que saber pensar e agir.
O esporte envolve comunidades, seja nas favelas ou no seu próprio condomínio. A prática do esporte leva com você até o final da sua vida o caráter, responsabilidade, respeito, por isso nós aconselhamos uma coisa: Pratique esportes!

Texto original: "Importância do esporte"

Importância do Esporte

Por Gabriela Cabral

Dá-se o nome de esporte às atividades físicas realizadas por pessoas que se submetem a regulamentos e participam de competições. A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações.

Na adolescência
, as pessoas são influenciadas pelo consumismo, problemas psicológicos, hábitos prejudiciais e outros que também influenciam as demais faixas etárias, gerando conflitos internos que desviam valores e aprendizagens antes obtidos. É neste processo que o esporte mostra sua grande contribuição à sociedade.

Cada esporte possui suas particularidades que envolvem as pessoas e as fazem optar por qual praticar. Os esportes influenciam no desenvolvimento saudável dessas e os distanciam da mentalidade distorcida que hoje se prega no mundo, e ainda faz com que as pessoas se distanciem da criminalidade que está presente em todos os locais de forma bastante organizada e sedutora.

Existem inúmeras instituições sem fins lucrativos que criam centros de esportes em áreas de baixa renda a fim de focar a atenção dos jovens e adolescentes e ainda distanciá-los da marginalidade e das criminalidades existentes no mundo. O crime organizado existe como organização estruturada e presente em todos os lugares, como sentinelas buscando novas vidas, o esporte tem a importante e difícil missão de mostrar que nem sempre o caminho mais fácil é o correto.

http://alunosonline.com.br/educacao-fisica/importancia-do-esporte/

sábado, 11 de julho de 2009

Valor e história

A vida cotidiana, o homem já nasce dentro da vida cotidiana, sendo, a vida do homem inteiro, ou seja, todo homem, pois todos , sem nenhuma exceção. Ninguém consegue sair inteiramente dela e nem viver intensamente nela.
O homem participa do cotidiano em todos os aspectos de sua área, sozinho sua personalidade, coloca em funcionamento todos os seus sentidos, capacidades, habilidades, paixões, sentimentos, idéias, etc.
A vida cotidiana é a verdadeira essência da substancia social, é a vida do indivíduo, sendo este ao mesmo tempo, um ser particular e um ser genérico, e isso, em sentido natural não o distingue de nenhum outro ser vivo.
O desenvolvimento do indivíduo, é antes de mais nada, função de suas possibilidades de liberdade, pois ninguém é igual a ninguém, ou seja, somos diferentes uns dos outros, temos diferentes personalidades, pensamentos, idéias, etc.
O fato de se nascer já lançado na cotidianidade continua significando que os homens assumem como dadas as funções da vida cotidiana e as exercem paralelamente.
O indivíduo sugeriu a ética como uma necessidade da comunidade social. A ética como motivação, ou seja, moral é algo individual, mas não particular; nós podemos ter, mas, a liberdade é escolhida por nós e por outros da sociedade.
Cada uma de nossas atividades cotidianas nos faz acompanhar por certa fé ou uma certa confiança.